quarta-feira, 5 de junho de 2013

Viagens da Imaginação

Viagens da Imaginação
O primeiro livro que li foi O Gigante Preguiçoso, de Vírginia Lefreve. Estava na 3ª série e foi um presente da professora por bom rendimento. Ela presenteava os três melhores alunos com um kit dentro de um saco plástico que vinha o livro, massa de modelar (luxo para a minha época e condição), um caderno de desenho pequeno, uma caixa de lápis de cor pequena com 12 unidades, uma caixa de canetinha Sylvapen de 6 unidades (lembram?) 

Como era boa essa época. O livro tenho até hoje e só quem passou por essa experiência sabe como é maravilhoso ter os esforços recompensados. A história é um ensinamento: dois irmãos (um de cada vez) saem em busca de aventura. O pai pergunta ao filho mais velho, no momento da partida, o que ele quer: “muita benção e pouco dinheiro ou muito dinheiro e pouca benção”. Ele fica com a segunda opção. Saí e chega a um reino perturbado por um gigante que só dorme e não cuida nem da casa, nem da roça o que gera muitas pragas que destroem as plantações do povo daquele reino. Preocupado, o rei promete a mão da filha em casamento a quem conseguir dar um jeito no gigante. O filho mais velho, tenta, mas não consegue porque o método usado é o de dar ordens e oferecer dinheiro. O gigante ri, come o dinheiro e o expulsa de suas terras. Ao voltar para casa, conta ao irmão a aventura e este resolve encarar. Já o filho mais novo, prefere muita benção e pouco dinheiro, e com muita sabedoria faz apostas com o gigante, e na brincadeira consegue fazer com que ele limpe toda a imundície e goste de viver na limpeza. Ganha a mão da princesa, se casa e vivem felizes para sempre.


Depois foram os livros da coleção Vaga-Lume, gosto de todos, mas o mais marcante foi A Ilha Perdida, de Maria José Dupré.


Aí foi a vez dos clássicos da literatura em especial os de José de Alencar e Machado de Assis. Desta fase, destaco o que mais me identifico Dom Casmurro.



Na faculdade foi a vez de me deliciar com Os Sertões de Euclides da Cunha.













E por aí vai... Hoje, minha autora preferida é Marina Colasanti. Destaco Uma Ideia Toda Azul e A Amizade Abana o Rabo.







Yargo de Jacqueline Susann é uma graça de história pra quem é fascinado por histórias de disco-voador como eu... Eu até já vi um... Conto a minha aventura com o disco-voador pros meus alunos, eles morrem de rir, perguntam quantas eu tinha bebido... Nos divertimos muito.


E finalmente o que não pode faltar, leitura para todas as horas e momentos... A Bíblia Sagrada.




Que nossos alunos possam viver essas e outras experiências de leitura.

2 comentários:

  1. Muito bom o que você postou Silvana, vem de encontro com o meu gosto literário também. A autora Marina Colasanti é mesmo fantástica. É a bíblia, esse o livro mais antigo e que nele contém tudo que o ser humano precisa para sua existência. Na bíblia está os maiores exemplos de sabedoria.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Maria,
      Que bom que você gostou. O blog está bacana e seu texto também.
      Abraço,
      Silvana

      Excluir