IMPORTÂNCIA DA
FAMÍLIA
A leitura de um texto exige muito
mais que o simples conhecimento linguístico compartilhado pelos interlocutores.
É uma complexa produção de sentidos.
É preciso estabelecer relação entre o conhecimento de mundo do leitor e as
informações contidas no texto (reconhecer as intenções do autor, do sentido das
palavras e a estrutura do texto). Dessa forma o leitor vai construindo o
sentido utilizando como estratégias a seleção, antecipação, inferência e a
verificação. Considerando esses fatores, implica uma pluralidade de sentidos em
relação a um mesmo texto.
Qual o motivo de ressaltar o que é sabido por todos? É que ao selecionar alguns
depoimentos de personalidades de diferentes áreas sobre o papel da leitura
e da escrita em suas vidas, fiquei curiosa e pesquisei sobre a vida deles.
Observei ainda, que tais escritores,
com publicações de livros, livre docência, doutorados nunca entraram numa sala
de aula, das primeiras séries iniciais até o ensino médio. Isso não desvaloriza
suas palavras, atitudes, seus méritos. Acredito apenas que a educação teria
outro rumo se houvesse mais pessoas com as experiências que temos (PEB I – PEB
II), ou se ouvissem nossas vozes, nossas ideias. Às vezes penso que as coisas
são impostas, posso estar errada!
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