sexta-feira, 14 de junho de 2013

IMPORTÂNCIA DA FAMÍLIA
            A leitura de um texto exige muito mais que o simples conhecimento linguístico compartilhado pelos interlocutores. É uma complexa produção de sentidos.
            É preciso estabelecer relação entre o conhecimento de mundo do leitor e as informações contidas no texto (reconhecer as intenções do autor, do sentido das palavras e a estrutura do texto). Dessa forma o leitor vai construindo o sentido utilizando como estratégias a seleção, antecipação, inferência e a verificação. Considerando esses fatores, implica uma pluralidade de sentidos em relação a um mesmo texto.
            Qual o motivo de ressaltar o que é sabido por todos? É que ao selecionar alguns depoimentos de personalidades de diferentes áreas sobre o papel da leitura e da escrita em suas vidas, fiquei curiosa e pesquisei sobre a vida deles.
    
            Observei que possuem um histórico de vida semelhante. Têm uma estrutura familiar sólida, situação financeira estável, valorizavam os estudos e a escola tinha outra função social. Formados, graduados. A minha mãe mesmo com pouco estudo sempre me acompanhou e exigiu de mim o meu melhor.  Neste contexto, a leitura passa a ter sentido e o objetivo como guia para alcançar alguma finalidade.

            Observei ainda, que tais escritores, com publicações de livros, livre docência, doutorados nunca entraram numa sala de aula, das primeiras séries iniciais até o ensino médio. Isso não desvaloriza suas palavras, atitudes, seus méritos. Acredito apenas que a educação teria outro rumo se houvesse mais pessoas com as experiências que temos (PEB I – PEB II), ou se ouvissem nossas vozes, nossas ideias. Às vezes penso que as coisas são impostas, posso estar errada!

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