sexta-feira, 14 de junho de 2013

Sequência Didática para desenvolver e ampliar a capacidade de leitura Público alvo: 8ª série/9º ano Texto: O Sonho dos Ratos – Rubem Alves 

1º momento: Levantamento de hipóteses sobre o título. a) A partir do título como você imagina que será a história? 2º momento: Leitura do texto a) Leitura compartilhada; b) Leitura pelo professor com adequação à pontuação e entonação de voz 3º momento: Comentários sobre autor e gênero textual O professor deverá fazer um breve comentário falando sobre o autor e o gênero textual a ser estudado ( Quem é o autor? O que ele costuma escrever? O que é uma crônica? Onde circula esse tipo de texto?). 4º momento: Análise do texto Perguntar aos alunos: a) O que é sonhar? Qual era o sonho dos ratos? b) Os ratos se organizaram para chegar ao queijo, houve um planejamento? O que aconteceu quando chegaram? c) O rato representa quem? E o gato? d) O texto faz uma crítica. A quê/a quem? 5º momento: Contextualização com a realidade social/política Brasileira a) Dividir a sala em grupos; b) Distribuir jornais e revistas aos grupos; c) Solicitar que localizem textos (notícias/reportagens) que retratem a realidade do país em relação ao tema discutido; d) Apresentação dos grupos. 6º momento: Intertextualidade a) Fazer a intertextualidade com a música “Ideologia” (Cazuza) e o poema “Eu tenho um sonho” (Urjana Shrestha). b) Instigar os alunos a refletirem sobre outros textos (fábulas, poemas, filmes, músicas, etc.) que retratem o tema. 

Eu tenho um sonho Eu tenho um sonho lutar pelos direitos dos homens Eu tenho um sonho tornar nosso mundo verde e limpinho Eu tenho um sonho de boa educação para as crianças Eu tenho um sonho de voar livre como um passarinho Eu tenho um sonho ter amigos de todas raças Eu tenho um sonho que o mundo viva em paz e em parte alguma haja guerra Eu tenho um sonho Acabar com a pobreza na Terra Eu tenho um sonho Eu tenho um monte de sonhos... Quero que todos se realizem Mas como? Marchemos de mãos dadas e ombro a ombro Para que os sonhos de todos se realizem! SHRESTHA, Urjana. 
Eu tenho um sonho. In: Jovens do mundo inteiro. Todos temos direitos: um livro de direitos humanos. 4ª ed. São Paulo: Ática, 2000. p.10.
 Ideologia Cazuza 
 Meu partido É um coração partido E as ilusões Estão todas perdidas Os meus sonhos Foram todos vendidos Tão barato Que eu nem acredito Ah! eu nem acredito... Que aquele garoto Que ia mudar o mundo Mudar o mundo Frequenta agora As festas do "Grand Monde"... Meus heróis Morreram de overdose Meus inimigos Estão no poder Ideologia! Eu quero uma pra viver Ideologia! Eu quero uma pra viver... O meu prazer Agora é risco de vida Meu sex and drugs Não tem nenhum rock 'n' roll Eu vou pagar A conta do analista Pra nunca mais Ter que saber Quem eu sou Ah! saber quem eu sou.. Pois aquele garoto Que ia mudar o mundo Mudar o mundo Agora assiste a tudo Em cima do muro Em cima do muro... Meus heróis Morreram de overdose Meus inimigos Estão no poder Ideologia! Eu quero uma pra viver Ideologia! Pra viver... Pois aquele garoto Que ia mudar o mundo Mudar o mundo Agora assiste a tudo Em cima do muro Em cima do muro... Meus heróis Morreram de overdose Meus inimigos Estão no poder Ideologia! Eu quero uma pra viver Ideologia! Eu quero uma pra viver.. Ideologia! Pra viver Ideologia! Eu quero uma pra viver...

Nenhum comentário:

Postar um comentário